segunda-feira, 8 de junho de 2009

Sinopse - A experiência prática da videorreportagem

MAURICE CAPOVILLA



Apesar de anteriormente já havermos realizado videorreportagens. Para provarmos a viabilidade do formato que defendemos. Tanto na sua produção para televisão, quanto para a internet, tomamos a decisão de executar a prática do videojornalismo como exemplo na realização do trabalho final deste curso.

A pauta proposta foi a cobertura de um dos eventos que comemoram os 30 anos do NUDOC – Núcleo de Documentação Cinematográfica da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. A visita do cineasta paulista Maurice Capovilla a João Pessoa para a exibição de um dos seus filmes e depois a realização de um debate sobre cinema e outros assuntos correlatos.

Durante a realização da videorreportagem não aconteceu nenhum imprevisto, porque levamos todo o equipamento necessário para a consolidação do produto jornalístico. Os equipamentos usados foram: uma câmera sony mini dv – dcr-trv-19; um microfone de mão ;um fone de ouvido, um tripé pequeno, duas fitas (apenas uma foi usada) e duas baterias para a câmera (apenas uma foi usada). Não usamos a iluminação utilizada para imagens à noite, porque não conseguimos providenciar uma a tempo.

Ao chegarmos ao local do evento, ficamos surpresos, pois havia um grande número de pessoas. Logo iniciamos a gravação das imagens na hora da apresentação do cineasta. E seguimos gravando imagens do filme, aproximadamente uns 20 minutos de captação. Ainda durante a sessão, conseguimos contato com o diretor e fizemos uma entrevista com umas cinco a seis perguntas. Os assuntos dos questionamentos foram os mais variados, o que gerou 15 minutos de imagens. Na seqüência de entrevistas seguimos com o depoimento do documentarista Renato Alves representando o NUDOC. Depois colhemos opiniões de quatro pessoas que assistiram ao filme e teceram seus comentários a respeito.

Em seguida fizemos imagens da frente do Teatro Lima Penante e voltamos a fazer imagens do filme na projeção. Quando a exibição terminou, o debate foi realizado. Nós registramos varias imagens de ângulos e de lugares diferentes da mesa composta para o debate. Como também, do público que prestigiava a conversa sobre arte cinematográfica. Demos uma pausa nas gravações do debate e fizemos a gravação de uma pequena passagem do videorrepórter. Logo após a passagem retomamos as imagens do debate até o fim.

No momento das discussões, questões muito importantes foram abordadas pelo público presente e pela mesa que estava composta por: Maurice Capovilla, Wills Leal, Renato Alves, Manfredo Caldas, Linduarte Noronha e Edílson Alves. Porém, deixamos de registrar imagens dos bastidores após o término do debate. Ficamos devendo nessa questão. Mas, o material editado atingiu as expectativas em torno do cumprimento desse desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores