segunda-feira, 18 de maio de 2009

READER VS. DEMON




Depois de testar os leitores descobrimos que existem dois tipos de leitores RSS. Os baseados na Web aos quais vocês se conectam acessando uma página específica da Web, a exemplo do Google Reader. E os programas de software autônomos, que você baixa em seu computador e depois aciona, a exemplo do FeedDemon. Para entendermos e diferença entre os leitores baseados na Web e as versões autônomas, vamos pensar numa conta Hotmail, que lhe permite checar seu e-mail a partir de qualquer computador, em comparação ao uso de um Outlook, que você só pode acessar no seu computador pessoal.

Os leitores baseados na Web: As home pages personalizadas, fornecidas pelo Google e outros, usam feeds do RSS para construir uma página da Web com links para a informação que você escolher. É fácil fazer, mesmo sem conhecer como funciona o RSS. Basta ter uma conta ou criar uma no Google, por exemplo, e selecionar a informação de acordo com o que você deseja receber automaticamente. Depois é só organizar os feeds na sua página da maneira que você quer que eles apareçam. Toda vez que retornar os links serão atualizados automaticamente com a última informação dos sites cadastrados.

Os leitores autônomos: são bastante variados, e podem ser baixados gratuitamente atuando como navegadores Web. Então, você escolhe os seus feeds e aciona o leitor de RSS sempre que precisar acessar informação nova. Uma grande vantagem dos programas autônomos é que você pode baixar informações quando têm acesso à Internet e ler o material em outra hora quando não houver conexão disponível. Alguns dos programas disponíveis nesta categoria são: NetNewsWire, NewsGator, Pluck, FeedDemon e SharpReader.




A vantagem do Google Reader é que ele já está agregado ao Google e isso facilita a adesão, basta ter uma conta neste site de buscas. Além disso, a Google sempre lança produtos ou softwares que são bastante eficientes. Porém, a desvantagem dele é que a visualização só pode ser feita com você conectado à Internet na sua conta pessoal.

Já com a instalação do FeedDemon foi mais complicado porque tivemos que baixar o arquivo e depois instalar o programa, que por sinal é em inglês, um empecilho para algumas pessoas. No entanto, o programa é fácil de ser usado e tem uma interface bem simples o que ajuda na hora de usá-lo. A grande vantagem que eu vejo além da interface do programa é o acesso às informações presentes no programa quando mesmo quando estamos offline.

Para o trabalho do jornalista, ambos os sistemas são de grande importância. Nós, no momento recomendamos o uso dos dois, principalmente se for usado para o exercício jornalístico, pois eles facilitam e muito a vida desses profissionais. Basta instalar um leitor que melhor lhe convém, ou então ter uma conta no Yahoo, por exemplo, que você não precisa mais perder tanto tempo navegando entre várias e várias páginas até achar as informações procuradas.

Essa solução tecnológica só veio melhorar a vida dos profissionais que trabalham na coleta de notícias e outras informações na Internet. Ainda estamos um pouco confusos, atrapalhados e tentando se adaptar com tantas novidades tecnológicas incorporadas ao trabalho jornalístico. É preciso paciência e perseverança, nessa fase de transição pela qual passa a atividade desses profissionais da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores